Todo investidor que aplica em fundos com estratégias seguidoras de tendências precisa ter claro alguns pontos-chaves para poder lucrar com o Trend-Following. São eles:
-
OS SEGUIDORES DE TENDÊNCIAS NÃO TÊM SORTE
Quando os fundos seguidores de tendência performam, fazem-no porque estão preparados para performar: porque identificaram a tendência (de alta ou de baixa), e entraram nela. Não há possibilidade ganho sem tendência – e os trend-followers sabem muito bem disso.
Para a tristeza daqueles que acusam os seguidores de tendências de sortudos, o Trend-Following continua funcionando depois de um século. Nesse sentido, alguns querem saber o motivo dele continuar funcionando. E a resposta podem encontrar numa frase de Jesse Livermore, considerado por alguns como o primeiro seguidor de tendências do mercado financeiro:
“Wall Street nunca muda; os ganhadores mudam, os perdedores mudam, mas Wall Street nunca muda, porque a natureza humana nunca muda”.
-
OS SEGUIDORES DE TENDÊNCIAS NÃO PREVEEM O FUTURO
Trend-followers não gastam tempo em análises do mercado. Tampouco sabem para onde ele vai. Pelo contrário, são absolutamente céticos: operam de acordo com sua posição atual. Aceitam o que o mercado tem a oferecer.
Por isso, o Trend-Following exige uma postura disciplinada para seguir um corpo de regras específicas, baseadas no preço. Não se trata de “comprar na baixa e vender na alta”, mas de comprar na alta e vender mais alto ainda. Não importa quando a tendência virá, ele sabe que ela virá.
“O mercado financeiro geralmente é imprevisível. Por isso tem diferentes cenários. A ideia que você pode, na verdade, prever o que vai acontecer, contradiz com o jeito que eu vejo o mercado.”(George Soros)
-
PARA FAZER DINHEIRO, OS SEGUIDORES DE TENDÊNCIAS PRECISAM ACEITAR A VOLATILIDADE
No artigo Suportar as Pequenas Perdas, tratou-se da questão da volatilidade como elemento natural da vida do investidor. Para os seguidores de tendência, volatilidade não é risco, mas possibilidade de ganho. Os trend-followers fazem dinheiro precisamente nos momentos de maior volatilidade do mercado, quando mais tendências se materializam.
Assim, volatilidade é oportunidade. Disso, nem Warren Buffett tem dúvida:
“A volatilidade dos mercados é a maior aliada do verdadeiro investidor”.
No final das contas, todo lucro é fruto de uma tendência. Para saber se você está do lado certo na tendência, é só olhar se você está fazendo dinheiro.