Método Trend Following

Método Trend Following

O método Trend Following de investimento responde às seguintes perguntas: Quando entrar no mercado? Quando sair da operação se a essa tornar-se perdedora? Quando sair da operação se essa tornar-se rentável (término da tendência)?

Os especuladores seguidores de tendências, conhecidos como trendfollowers, almejam lucrar nos grandes movimentos do preço durante o curso de vários meses. Dessa forma, entram na operação quando a tendência inicia e saem quando ela termina: seu objetivo é capturar seu miolo.

Independentemente da técnica de especulação ou investimento, todos os investidores necessitam de tendências para obter lucro. Por exemplo, não existindo tendência de alta após a compra de qualquer ativo, não é possível fechar a posição a preços mais altos.

Características dos trendfollowers:

A princípio, os seguidores de tendência apresentam algumas características essenciais que os diferenciam de outros tipos de investidores:

– São altamente disciplinados e pacientes, operando de forma objetiva;

– Aceitam a verdade do preço (oferta e demanda);

– Permanecem no presente, simplesmente reagindo a mudanças nos níveis de preço.

– São capazes de manter o plano estabelecido a longo prazo, enfrentando as inevitáveis dores e frustrações causadas nos mercados sem tendências.

A importância do preço no Método Trend Following:

Os seguidores de tendência nunca tentam predizer o preço ou “adivinhar” como o mercado se comportará através de intuição ou palpite: apenas reagem ao mercado. A abordagem do especulador seguidor de tendência assemelha-se muito com a ciência, sendo guiada por conceitos estatísticos baseados em uma única informação :  o preço.

O preço é utilizado para definição da direção da tendência. Se o preço sobe, a tendência é de alta. Se o preço desce, a tendência é de baixa. Se o preço permanece em uma faixa lateral, o mercado fica sem tendência. Assim, observando a direção geral do preço, sabemos a direção da tendência e, apenas então, decidimos como entrar no mercado.