Futuros Geridos: Oportunidade de Diversificação

Teoria Moderna do Portfólio

A composição de seu portfólio de investimentos é a decisão mais importante que deve ser tomada por qualquer investidor. Em razão disso, erros ao longo desse processo garantem resultados insatisfatórios no longo prazo. Tais erros não apenas diminuem os rendimentos de longo prazo como também originam níveis inaceitáveis de risco.

Criada em 1952 pelo ganhador do Prêmio Nobel de Economia Harry Markowitz, a Teoria Moderna do Portfólio representa, ainda nos dias de hoje, o principal método utilizado pela grande maioria das instituições financeiras para a definição de carteiras de investimento.

Baseada no conceito de diversificação de ativos, a teoria defende, sobretudo, que um bom portfólio é composto por ativos com baixa (ou negativa) correlação entre si. Dessa maneira, os ativos individuais responderão de maneira distinta às flutuações do mercado, atenuando o impacto de variações súbitas nos níveis de preço e protegendo o investidor.

Processo de Diversificação

Apesar de parecer razoavelmente simples, o processo de diversificação de portfólios pode apresentar algumas armadilhas. Acima de tudo, é importante lembrar que a mera divisão entre ativos similares, prática muito comum entre gestores, não representa uma verdadeira diversificação, carecendo de seus potenciais benefícios.

Dessa forma, é imprescindível que, no processo de elaboração da carteira, o investidor esteja aberto para diferentes classes de ativos.

Futuros Geridos

Os Futuros Geridos são utilizados há décadas por diversos gestores como um componente essencial no processo de diversificação de portfólios. Eles correspondem, em resumo, a uma categoria de investimentos alternativos formada por contratos futuros altamente líquidos e negociados com total transparência em bolsas regulamentadas ao redor do mundo.

A introdução de futuros geridos ao portfólio tem como principais benefícios a minimização de riscos e aumento de retornos. Ademais, a diversificação por eles promovida, somada à capacidade de obtenção de lucro tanto em mercados em alta quanto em baixa, auxilia na maximização do retorno esperado para qualquer nível de risco. Desse modo, representam uma ótima oportunidade para qualquer investidor, independentemente de seu perfil.