Conheça nossa
filosofia de investimento
Capturar tendências e ciclos econômicos
A Seival utiliza sistemas proprietários identificadores de tendências 100% automatizados para gerar sinais de compra e venda e estabelecer risco inicial a cada nova operação. Nosso método de identificação de tendências examina o mercado em busca de relações entre movimentos de preço, identificando frequências ou comportamentos repetitivos encobertos nas flutuações diárias de preços.
A estratégia da Seival está programada para agir com opcionalidade. Ao identificar possíveis tendências de preço, os sistemas geram sinais de compra ou de venda, iniciando assim a operação. Dado que existe uma chance de a tendência não se concretizar, limitamos o risco através de ordens de stop loss. Por outro lado, para maximizar o lucro, permanecemos na tendência até que ela termine. Temos, assim, um upside assimétrico (ganhos maiores do que perdas).
O preço se move em tendências de longo prazo. Tais tendências são ocorrências contínuas e com padrões recorrentes causadas por mudanças no sentimento ou psicologia do mercado: Um contínuo fluxo e refluxo de variações entre otimismo e pessimismo e esperança e medo geram ondas de compra (demanda) e venda (oferta); compondo o próprio fluxo de capital.
Historicamente, os longos períodos de movimentação lateral no mercado, ou seja, períodos onde a tendência não se materializa, vêm funcionando como presságios de alguns dos maiores movimentos observados e dos momentos mais rentáveis para a nossa estratégia seguidora de tendências.
Esse fenômeno poderia ser descrito como a calmaria antes da tempestade.
Ninguém pode prever o futuro
O ser humano possui uma capacidade limitada de processar informações, e, mesmo que tal capacidade fosse ilimitada, ainda estaria sujeito a interferências discricionárias (subjetivas), influenciadas por seus instintos e processos cognitivos-comportamentais. Isso faz com que suas decisões não sejam sempre as mais adequadas a todos os cenários que se apresentam em sua vida.
“Eu aprendi muitas coisas com ele (George Soros), mas talvez o que importa, não é se você está certo ou errado, mas a quantidade de dinheiro que você faz quando você está certo e quanto você perde, quando está errado.” -- Stanley Druckenmiller
Preço decide: para cima, para baixo e para o lado
Acreditamos que toda a informação necessária para a tomada de decisão está contida na objetividade do preço de mercado, e não na subjetividade dos fundamentos. Ao invés de fazer previsões, identificamos a tendência de forma objetiva e sistemática através do preço, eliminando suposições. Medo, incerteza e ganância, sentimentos que guiam as decisões humanas, formam as expectativas do mercado, que acabam por se refletir nos preços.
Os preços sinalizam a interação entre oferta e demanda nos mercados. Se a demanda for maior que a oferta, os preços se moverão para cima (up trend). No caso de a oferta ser maior do que a demanda, os preços se movem para baixo (down trend).
Em nossa operações, simplesmente reagimos a esses movimentos nos preços. Se o preço sobre, compramos, se o preço desce, vendemos, se o preço lateraliza, aguardamos. A estratégia da Seival é baseada na evidência empírica de que os preços se movimentam em tendências.
“Quando” não interessa
Ainda que não busquemos prever o comportamento futuro dos mercados, sabemos quando há a existência de uma probabilidade estatisticamente significante de que uma grande tendência esteja chegando. Não precisamos saber "quando" isso acontecerá. Basta saber que, mais cedo ou mais tarde, a tendência se realizará e que, de acordo com nossa estratégia de trend following, reagiremos prontamente.
Para pensarmos em termos de probabilidades, precisamos entender 2 níveis contraditórios de crenças:
- Nível micro: Se focarmos em cada operação individualmente, haverá uma distribuição aleatória e imprevisível entre operações vencedoras e perdedoras;
- Nível macro: Em um período suficientemente longo os resultados são estatisticamente previsíveis, pois surgirão padrões que produzem resultados confiáveis.
Tendo em vista que agimos em termos de opcionalidade, nossos sistemas foram desenvolvidos para cortar as perdas rapidamente e deixar os lucros correrem. Desta forma, a alta magnitude das operações vencedoras compensará a alta frequência das operações perdedoras de baixa magnitude.
A capacidade de simultaneamente acreditar na incerteza do nível micro e na previsibilidade do nível macro faz com que a Seival trabalhe com expectativa de resultados positivos no longo prazo.
Perdas fazem parte da vida
No seu clássico “The Battle for Investment Survival”, Gerald Loeb escreve:
“Aceitar perdas é o dispositivo de investimento mais importante para assegurar a proteção do capital. É também a ação sobre a qual as pessoas tem o menor conhecimento e a menor responsabilidade para executar.”
Percebemos que tomar posições com menos frequência reduz, além de nossos custos de transação, o número de nossas perdas, representando outra efetiva maneira de preservar nosso capital.
Ainda que essa declaração deva soar natural para todos os investidores, ela tem um significado especial para nós da Seival. Somos mais afeitos à relação assimétrica entre perdas e ganhos do que outros tipos de investidores.
Entendemos que perdas são uma parte constituinte da vida. Tempo é perdido diariamente por nós em tráfego; perdemos saúde na medida que envelhecemos; de certa forma, perdemos dinheiro cada vez que consumimos bens que não utilizamos mais do que algumas vezes. Nós da Seival percebemos que uma grande perda em magnitude afeta nossos ganhos ao longo de toda a vida de nosso portfólio. Por isso, limitamos as perdas através do stop loss.