Seival FGS: Para os Momentos de Instabilidade e de Juros Baixos

Juros Baixos

JUROS BAIXOS

Juros cada vez menores são a tendência em países desenvolvidos. Na Espanha e em Portugal, os juros pagos em Títulos Públicos Federais não ultrapassam os 0,41% e 0,57% ao ano, respectivamente. Na Áustria, Finlândia, Suécia, França e Bélgica, os retornos são de 0,0%: quem emprestar a estes países, não receberá nada por isso.

Já nos países mais ao norte, investir em Títulos Públicos Federais é ainda pior: a Alemanha, por exemplo, paga juros negativos para títulos de até 15 anos. Em outras palavras, é preciso pagar para emprestar ao governo alemão.

No próprio Brasil, conhecido por suas altas taxas de juros, os retornos vêm em uma tendência de baixa. Em 2019, a taxa Selic – taxa básica de juros de economia – encontra-se em 6,4% de retorno ao ano. É possível, no entanto, que caia ainda mais.

Em momentos de baixa na taxa básica de juros, alocar dinheiro em Títulos Públicos Federais não configura investimento, mas proteção – necessária, evidentemente. Dessa forma, sucede um impasse: ao passo que títulos públicos têm pouca possibilidade de perda (risco soberano), seus retornos estão em tendência de queda.

RENDA VARIÁVEL

O grande problema da renda variável costuma ser a possibilidade de perda (risco). É precisamente pelo risco que muitos têm optado por investir em Títulos Públicos Federais: o medo de uma crise econômica que abale seus investimentos.

Quando se trata de renda variável e sua relação com o risco de uma crise econômica (da qual os compradores de títulos públicos querem se proteger), o trend-following tem uma grande vantagem: sua estratégia, conforme já explicado no artigo “O que Importa é estar do lado da tendência”, permite fazer dinheiro em momento de crise econômica. Isso se explica pelo fato de que é nos momentos de crise econômica que se consolidam as tendências – configurando a grande oportunidade do Seival FGS lucrar.

Com a possibilidade de lucrar tanto em momentos de alta como em momentos de baixa do mercado, o Seival FGS é uma opção para momentos de medo e instabilidade econômica, associada à juros baixos.