Seival Explica

1Qual o perfil do investidor da Seival?
A Seival é o destino de alocação dos recursos do investidor sofisticado que busca um verdadeiro diversificador de portfólio. Nosso cliente busca maior diversificação de sua carteira de investimentos a fim de maximizar seus ganhos de longo prazo - e a baixíssima correlação entre mercados futuros e mercado de ações torna o FGS uma opção extremamente convidativa. Além de clientes que visam a diversificação de portfólio, a estratégia sistemática seguidora de tendência que adotamos é voltada para investidores altamente disciplinados, pacientes e focados, capazes de manter o plano de alocação estabelecido para surfar nos tempos quando as tendências de preços se materializam e encarar os tempos, inevitáveis, quando não há tendências. Investidores Seival tem como principal caracteristica não se preocuparem com a flutuação diária da cota do fundo. Estes investidores olham para seu portfólio como um todo e avaliam de tempos em tempos o impacto e peso do FGS em sua carteira de investimentos.
2Quem é a Seival?
A Seival é uma gestora de recursos independente fundada em Porto Alegre em 2007. Nossa vocação é gerir recursos através de sistemas automáticos seguidores de tendência (trend following), nos mercados de futuros globais. A alma da nossa estratégia é: Operações vencedoras ficam, operações perdedoras saem.
3Qual a filosofia de investimentos da Seival?
Utilizamos a estratégia seguidora de tendência (trend following) que, por sua natureza, não tenta prever os movimentos do mercado. Focamos no preço e não nos fundamentos da economia. Acreditamos que o preço contém toda a informação relevante. Acreditamos que ele reflete qualquer fator que pode impactar a psicologia dos investidores ou os fundamentos do mercado. Desta forma utilizamos somente o preço para definir qual a tendência do mercado: se de alta, de baixa ou lateral (sem tendência). A partir do momento que a tendência é identificada o trend following entra em ação e tomamos a posição mantendo-a ao longo de toda a duração da tendência. Sabemos que as perdas fazem parte da vida do investidor e, para que uma perda em magnitude não afete a vida do portfólio, limitamos as perdas através do stop loss.

Conheça mais sobre a Filosofia de Investimento Seival.
4Qual a abordagem de investimentos da Seival?
Utilizamos a abordagem 100% sistemática que olha para a direção e volatilidade do preço de cada mercado futuro que negociamos. Nos adaptamos a direção e a volatilidade do mercado. Somos verdadeiramente agnósticos no que se refere a direção da economia. Se o preço sobe compramos. Se o preço desce vendemos. O tamanho de cada nova posição é ajustada pela volatilidade. Baixa volatilidade significa maior exposição. Maior volatilidade equivale a menor exposição.
5O que é um Trading System?
Conjunto de regras e fórmulas matemáticas aplicadas no preço de uma ação ou contrato futuro, que indicam de forma objetiva quando entrar em uma nova posição, quando sair com lucro e quando sair com perda (stop loss). O objetivo do Trading System é estabelecer um plano 100% mecânico, deixando o fator emocional fora do processo de tomada de decisão.
6O que são futuros geridos?
Futuros geridos ou CTA (commodity trading advisor) é uma categoria de investimentos alternativos (nova classe de fundos no Brasil) que utilizam contratos futuros altamente líquidos, negociados em bolsas regulamentadas ao redor do mundo, com total transparência. O principal benefício é a baixa correlação com ativos tradicionais. Os dois principais tipos de estratégias de investimentos presentes no universo dos futuros geridos são a estratégia seguidora de tendência (trend following) e arbitragem estatística. A Seival utiliza a estratégia seguidora de tendências.
Saiba mais em:
Fundos de Hedge - Perguntas frequentes
Por que futuros geridos?
Futuros Geridos: oportunidades para diversificação de portfólio
7O que significa FGS?
FGS é o acrônimo de Futuros Geridos Seival. A estratégia do FGS é executada integralmente nos mercados de futuros globais. Importante destacar que o FGS é descorrelacionado com classes de ativos tradicionais e por este motivo é uma ótima opção para composição de portfólio de investimentos. O FGS é um verdadeiro diversificador de porfólios. O Fundo FGS iniciou suas operações no final do ano de 2009, antes a estratégia era operada na forma de carteira administrada.
8O que determina a performance do FGS?
O ponto chave é o conceito divergência versus convergência. O FGS performa quando há divergência persistente do preço em relação à média recente. Tal divergência é o resultado de tendências. Quando há convergência dos preços de mercado com a média recente, significa que o mercado está lateralizado, e que não há movimentos de tendência.
9Quais são os benefícios dos contratos futuros?
Primeiro é a diversificação que, através dos mercados de futuros globais, possibilita a negociação de setores como moedas, ações, taxas de juros, mercado de energia como o petróleo por exemplo, commodities agrícolas e até mesmo Boi gordo. Segundo benefício é a eficiência; contratos futuros utilizam margem de garantia e desta forma podemos construir um portfólio diversificado sem a necessidade de usar todos recursos que estão investidos no fundo. Portanto, os recursos que não estão sendo usados como margem também rendem juros. Os contratos futuros apresentam outro benefício que é a alavancagem implícita. A alavancagem implícita é geralmente controlada pelas relações margem/patrimônio líquido estabelecido pela política de risco de cada gestor. Já a alavancagem tradicional é aquela que se toma dinheiro emprestado para aumentar a exposição. A alavancagem implícita do contrato futuro torna a operação mais eficiente no que tange a custos, transparência e agilidade de negociação. A correlação baixíssima com o mercado de ações possibilita a formação de um portfólio mais diversificado e com margem mais ampla para performance. Por último os contratos futuros possibilitam posições vendidas e com isto a chance de lucrar com a queda do preço de mercado.

Saiba mais em:
10 Motivos para a inclusão de Futuros Geridos em sua carteira
10Quando futuros geridos apresentam os melhores resultados?
Observamos que em tempos de crises e momentos de alta volatilidade direcional os futuros geridos apresentam seus melhores resultados. A possibilidade de ficar vendido em momentos de crise e remover a emoção humana da tomada de decisão são fatores que diferenciam os futuros geridos de gestores de equities que operam comprados e que em momentos de crises podem, no máximo reduzir sua exposição. A Seival desta forma, tem a possibilidade de vender contratos futuros em momentos de crise (se a tendência for de queda) e produzir desta forma porformance aos seus investidores.
11O que é risco?
Risco é a possibilidade de perda. Esta possibilidade está no centro de qualquer experiência humana. Se somos proprietários de ações e há a possibilidade de queda do seu valor de mercado, então, estamos correndo risco. A ação ou a perda de valor não são o risco: a possibilidade de perda é o risco. Enquanto formos proprietários da ação, estaremos expostos ao risco.
12O que é gestão de risco?
Gerenciar é dirigir e controlar. Gestão de risco é dirigir e controlar a possibilidade de perda. As atividades de um gestor de recursos são medir, aumentar e diminuir os riscos através da compra e venda de ativos.
13Como a Seival limita o risco ?
A Seival limita o risco estabelecendo estatisticamente o preço de saída onde caso uma operação apresente prejuízo. Antes de iniciarmos uma operação, já conhecemos a saída, ou seja o limite da perda. Ordens de stop loss são o núcleo da gestão de risco Seival e a forma como limitamos as perdas.